Blog

Fique por dentro das principais informações para otimizar a sua gestão


Independente do segmento em que uma empresa atua, entender a margem de lucro é crucial para garantir a saúde dos negócios. Saber precificar produtos e calcular as margens que precisam ser cumpridas para ter lucro de fato é crucial, principalmente com o grande aumento da competitividade nos diferentes mercados.

Para chegar à margem de lucro ideal é preciso analisar uma série de fatores, como os custos não estratégicos, administração de preços e o cálculo da margem de lucro. Uma empresa precisa precificar seus produtos de forma tal que eles gerem lucro líquido ao serem vendidos.

Calculando a margem de lucro

O cálculo da margem de lucro é relativamente simples, sendo necessário apenas identificar o lucro líquido – o valor que sobra após descontar do preço de um produto todos os custos envolvidos na produção e comercialização dele – dividir este valor pelo preço do produto e multiplicar o resultado por cem.

O resultado deste cálculo pode ser satisfatório, mas é importante analisar todos os custos relacionados à produção e buscar constantemente formas mais eficientes e baratas de produção para conseguir a maior margem de lucro possível.

Identificando e eliminando custos desnecessários

Custos que não ajudam a gerar novos negócios, aumentar aceitabilidade de um produto no mercado ou a eficiência de produção, administração ou vendas da empresa são considerados desnecessários.

Custos supérfluos, que não têm nenhum valor estratégico impedem que a empresa atinja a maior margem de lucro possível, segurando o crescimento dos negócios, devem ser eliminados constantemente, já que a importância de pessoas, processos e produtos muda com o tempo, assim como os objetivos de negócios de uma empresa.

Atingindo a margem de lucro ideal

Empresas de serviço têm por volta de 20% de margem de lucro considerada normal, enquanto indústrias têm uma margem de 8% como regular, mas esses números servem apenas de referência, pois a margem de lucro ideal varia de acordo com o tipo de empresa, o mercado em que ela atua e as condições logísticas as quais ela está submetida.

Por isso, para conseguir entender qual a margem de lucro ideal para sua empresa, é importante ter um grande conhecimento de todos os níveis do negócio e a importância de cada processo para o resultado final esperado.

Para conseguir ter essa percepção holística do negócio, trabalhar com assertividade na formação de preços, na busca pelo aumento das margens de lucro e por resultados expressivos perante o mercado e os concorrentes, é importante investir em uma solução de gestão.

A Next Brasil oferece o sistema de gestão Mega ERP completo para sua empresa, que ajuda a controlar de perto os processos financeiros, fiscais, administrativos e operacionais de seu negócio, além de manter um registro completo dos dados, com acesso a históricos e relatórios completos que ajudam na tomada de decisões estratégicas para garantir a conquista de resultados.

Com o controle de informações oferecido pelo Mega, fica muito mais fácil identificar problemas e pontos de melhoria na gestão, aumentando a eficiência do trabalho, reduzindo custos e melhorando naturalmente a margem de lucros da empresa.

Conheça o Mega ERP e outras soluções que podem revolucionar a gestão de seu negócio. Converse com a Next e entenda como podemos ajudar a sua empresa!

 

Leia Também:

Hello world

Welcome to wiki This is your first post. Edit or delete it, then start blogging!

Saiba mais

Otimize a gestão de facilities de sua empresa prestadora de serviços

A gestão de facilities de uma empresa é responsável pelo controle da segurança, conforto, higiene e infra-estrutura, influenciando diretamente na qualidade do ambiente de trabalho e no…

Saiba mais
controle de produção

Planejamento e Controle de Produção: passos para o bom monitoramento de recursos

Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, o Planejamento e Controle de Produção (PCP) é um processo que considera as etapas de cada…

Saiba mais