Blog

Fique por dentro das principais informações para otimizar a sua gestão


Para introduzir o assunto e entender o que é o Bloco k, primeiramente, é preciso entender que o SPED é um instrumento que abrange as atividades de receber, validar, guardar e autenticar documentos e determinados livros que compõem a escrita contábil e fiscal de empresas e pessoas jurídicas. Isso se dá através de um fluxo de informações único. 

Um dos objetivos do SPED é tornar os processos relacionados às declarações de importo mais enxutos e proporcionar um melhor controle da arrecadação por parte do fisco. O SEPD Fiscal é no caso, um subprojeto.  

Afinal, o que é o Bloco K? 

O governo, por meio do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), estabeleceu a obrigatoriedade da divulgação de informações de controle de produção e de estoque. Parte específica do SPED Fiscal, o Bloco K é uma exigência do registro de informações relativas aos processos produtivos de empresas, principalmente, atacadistas e industriais. É uma espécie de livro de controle do estoque e da produção. 

Este registro exige informações relativas à quantidade e materiais consumidos; quantidade produzida; a quantidade consumida na produção em terceiros; as movimentações relacionadas ao estoque; posição de estoque dos produtos acabados, semiacabados e matérias-primas; dentre outras especificidades.  

Para entender o que é o Bloco K, é necessário ter em mente que as informações registradas devem ser geradas no sistema da empresa. Para isso é necessário que a organização possua um sistema de controle interno, adequado a gerar os dados exigidos pela legislação. 

Essas informações são geradas a partir da contabilidade de custos. No entanto, muitas empresas não possuem este controle interno e acabam utilizando o critério arbitrado pelo Fisco para valorizar os estoques e apurar o custo das vendas. 

Por todas estas exigências, já podemos nos antecipar que cumprir as obrigatoriedades do Bloco K não será tarefa tão simples e exigirá uma mudança muito grande na postura de muitos empresários, que deverão buscar uma nova forma de se relacionar com o fisco e com sua contabilidade.

Leia Também:

margem de lucro

Como está a sua margem de lucro?

Independente do segmento em que uma empresa atua, entender a margem de lucro é crucial para garantir a saúde dos negócios. Saber precificar produtos e calcular as…

Saiba mais
controle de produção

Planejamento e Controle de Produção: passos para o bom monitoramento de recursos

Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, o Planejamento e Controle de Produção (PCP) é um processo que considera as etapas de cada…

Saiba mais
sazonalidade do estoque

Gestão de estoque: planeje-se para a sazonalidade

Uma gestão de estoque eficiente só é possível quando há um planejamento dedicado a manter uma composição adequada, que não sofra nem com a falta nem com…

Saiba mais