Blog

Fique por dentro das principais informações para otimizar a sua gestão


Uma gestão de estoque eficiente só é possível quando há um planejamento dedicado a manter uma composição adequada, que não sofra nem com a falta nem com o excesso de produtos. Isso é um grande desafio quando existe uma grande sazonalidade, tanto relacionada à periodicidade na demanda, quanto pela própria natureza sazonal dos produtos.

Veja a seguir algumas dicas para reduzir os impactos da sazonalidade na gestão de estoque de sua empresa.

Identifique os períodos sazonais

Para conseguir identificar quais são os períodos sazonais é importante entender as épocas do ano em que as vendas de certos produtos crescem ou diminuem e fazer um planejamento para garantir que o estoque esteja abastecido de forma adequada para atender à diferença na demanda.

Assim, você garante que hajam produtos disponíveis nos momentos certos, para não perder vendas e também evita uma logística desnecessária, economizando nos momentos de menos vendas.

Verifique o histórico de giro dos produtos

Outra forma de garantir que seu estoque está preparado para os períodos de sazonalidade é acompanhar de perto o histórico de vendas. Com isso você vai entender melhor quais são as diferenças entre um período e outro do ano, tendo mais previsibilidade para fazer um planejamento mais assertivo.

O acompanhamento constante também permite que você identifique alterações nos números do estoque e reaja com mais rapidez, sanando problemas antes que eles se tornem muito prejudiciais.

Organize também o recebimento de novos produtos e a reposição do estoque desenvolvendo um plano de rotatividade. Assim as ações são realizadas de forma planejada, sendo mais eficientes e menos custosas.

Faça o inventário de forma periódica

Ao fazer um inventário periodicamente você terá mais controle sobre a quantidade de mercadorias disponíveis, quantas foram vendidas, extraviadas ou descartadas por um motivo ou outro.

Analisando o inventário você poderá entender quais os gargalos que causam problemas no estoque e realizar ações para remediar estes problemas.

Tenha parcerias com fornecedores

Os fornecedores são muito importantes para garantir que a demanda sempre será suprida. Conte com fornecedores em locais estratégicos para ter mais agilidade na reposição de estoque.

Procure trabalhar apenas com fornecedores confiáveis, que garantam a entrega de produtos no prazo prometido e cumpram sempre com o combinado.

Planeje ações promocionais

Tenha em seu planejamento ações promocionais que servirão para reduzir o excesso de produtos no estoque e diminuir prejuízos ao final dos períodos em que produtos específicos são mais requisitados.

Também desenvolva promoções específicas para vender determinados produtos nos momentos em que há maior interesse ou necessidade do público. Existem produtos que não costumam ser tão requisitados, mas que podem sim ser interessantes para os clientes em determinados períodos, não perca a oportunidade também de vendê-los e limpar o estoque para receber novas demandas.

Como você pôde perceber, a gestão de estoque eficiente depende muito da capacidade de coletar e analisar dados referentes à entrada e saída de produtos, além de entender o comportamento dos clientes durante o ano.

É importante contar com uma solução de gestão capaz de centralizar e cruzar dados relevantes para gerar relatórios que sejam de fato esclarecedores, informando todo o planejamento do negócio.

A Next Brasil é uma empresa especialista no desenvolvimento de soluções de gestão para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Conheça os produtos Next Brasil que vão revolucionar a gestão do seu negócio como um todo. Solicite uma demonstração.

Leia Também:

Hello world

Welcome to wiki This is your first post. Edit or delete it, then start blogging!

Saiba mais

Otimize a gestão de facilities de sua empresa prestadora de serviços

A gestão de facilities de uma empresa é responsável pelo controle da segurança, conforto, higiene e infra-estrutura, influenciando diretamente na qualidade do ambiente de trabalho e no…

Saiba mais
margem de lucro

Como está a sua margem de lucro?

Independente do segmento em que uma empresa atua, entender a margem de lucro é crucial para garantir a saúde dos negócios. Saber precificar produtos e calcular as…

Saiba mais