Blog

Fique por dentro das principais informações para otimizar a sua gestão


Esse período de início de ano é sempre muito corrido para qualquer instituição de ensino. O momento de matrículas é muito trabalhoso e costuma sobrecarregar a equipe administrativa, o que acaba causando falhas naturais e às vezes atrasando o trabalho.

Veja algumas dicas para otimizar o processo de matrículas gerenciando as inscrições com qualidade e evitando erros e o retrabalho em sua instituição de ensino e, mais importante ainda, garantindo que todos os interessados sejam inscritos.

Facilite e antecipe renovação de matrículas

Uma ótima forma de agilizar o processo de matrículas e facilitar as renovações de quem já é aluno e antecipá-las para que estas demandas não acumulem com as novas matrículas.

Diminua a burocracia utilizando o banco de dados e o histórico dos alunos para preencher os requisitos e solicitando documentos novos apenas nos casos em que for realmente necessário.

Determine prioridades nas matrículas

Faça uma estimativa de vagas avaliando a média de estudantes que não renova todos os anos e já comece a captar novos alunos para manter a viabilidade de turmas e cursos. Também busque dar prioridade para matrículas nas turmas e cursos em que há mais concorrência com outras instituições.

Identifique e corrija falhas no processo de matrícula

O histórico dos últimos anos é muito valioso para identificar quais etapas do processo de matrícula podem ser melhoradas ou simplificadas para tornar o trabalho administrativo mais eficiente.

Pense na demanda para saber se precisa reforçar sua equipe neste período do ano, verifique se os processos internos fluem e em que momento eles travam e busque soluções para estes problemas.

Fale com colaboradores e alunos para entender o que está funcionando bem e o que não está e quais as dúvidas que surgem na hora de preencher formulários e registrar informações.

Tenha um sistema de gestão para instituições de ensino

Para conseguir botar em prática todas as dicas recebidas neste artigo e realmente otimizar todo o processo de matrícula de sua instituição de ensino, é crucial contar com o apoio de soluções tecnológicas, como um sistema de gestão próprio para instituições de ensino.

Com esta solução você poderá centralizar todas as informações referentes às turmas, cursos, alunos e colaboradores em um único sistema, criando um histórico e gerando relatórios que ajudam a se planejar para os momentos de matrículas e rematrículas.

O banco de dados também permitirá ter todas as informações digitalizadas e acessíveis para fazer rematrículas com rapidez e o sistema servirá também para criar e gerir contratos, realizar cálculos de matrículas, controlar recebimentos e cobranças, entre outras facilidades.

Trabalhando com o Sistema SAP Business One, a Next Brasil oferece soluções específicas para a gestão de instituições de ensino em um sistema SAP integrado ao Gennera.

Veja todos as nossas soluções para o segmento educacional e entre em contato com a Next Brasil e solicite uma demonstração para sua instituição de ensino.

 

Leia Também:

Hello world

Welcome to wiki This is your first post. Edit or delete it, then start blogging!

Saiba mais

Otimize a gestão de facilities de sua empresa prestadora de serviços

A gestão de facilities de uma empresa é responsável pelo controle da segurança, conforto, higiene e infra-estrutura, influenciando diretamente na qualidade do ambiente de trabalho e no…

Saiba mais
margem de lucro

Como está a sua margem de lucro?

Independente do segmento em que uma empresa atua, entender a margem de lucro é crucial para garantir a saúde dos negócios. Saber precificar produtos e calcular as…

Saiba mais