Blog

Fique por dentro das principais informações para otimizar a sua gestão


Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, o Planejamento e Controle de Produção (PCP) é um processo que considera as etapas de cada processo de manufatura e de designação de mão de obra, humana ou mecânica, na transformação de matérias-primas em produtos.

Gestores que não planejam, programam e controlam o que produzem têm muito mais problemas para alcançar os índices de produtividade e qualidade exigidos pelo mercado e, consequentemente, têm muito mais riscos de fracasso.

Para impedir que isso aconteça, é importante ser capaz de gerenciar a empresa de maneira objetiva, dinâmica e eficaz e o processo PCP permite atingir este nível de eficiência na gestão.

Objetivos do Planejamento e Controle de Produção

O PCP oferece uma mentalidade que propõe responder o que, como, onde, quando, por quem e com que recursos um produto será feito. O planejamento deve definir todos estes fatores e estabelecer uma programação de trabalho.

Este processo PCP funciona em diferentes etapas para atingir o objetivo de organizar, padronizar e sistematizar o processo de produção, permitindo que a empresa produza mais, com mais qualidade, segurança, eficiência e com o menor custo possível. Acompanhe os diferentes passos do PCP:

  • Previsão de demanda: Consiste nos métodos e indicadores, estatísticos e subjetivos, que ajudam os gestores a entender o processo de produção e os recursos necessários para atingir os objetivos delimitados.
  • Planejamento da capacidade de produção: Partindo da previsão de demanda para médio e longo prazo e da capacidade de produção reconhecida, o gestor determina o que deve ser adequado na capacidade de produção para atender melhor às demandas de médio e longo prazo.
  • Planejamento agregado da produção (PAP): Esse passo do PCP visa identificar a melhor estratégia de produção para a empresa e, com isso em mente, designar a necessidade de produção, estoque, contratação ou demissão de colaboradores, sublocação, contratos de fornecimento e de serviços logísticos. As informações são agregadas para permitir análises e uma tomada de decisão mais assertiva.
  • Programação mestra de Produção (PMP): Após os passos anteriores, é hora de implementar os planos de produção definindo de forma precisa ítens, quantidades de produção e estoques. Além das previsões de demanda, deve-se incluir pedidos firmes e ordens abertas de produção e compras.
  • Programação detalhada da produção (PDP): Define como a fábrica deve operar no dia a dia, programando atividades como administração de materiais e o sequenciamento das ordens de produção, tal qual a emissão e liberação de novas ordens.
  • Administração de materiais: O planejamento e controle dos estoques, determinação do tamanho dos lotes, da forma de reposição das matérias-primas e dos estoques de segurança.
  • Sequenciamento: Determina a ordem da execução das operações de produção, para minimizar atrasos, o tempo ocioso e os estoques em processo.
  • Emissão de ordens: A implementação do programa de produção, emitindo a documentação para o início das operações e a liberando quando os recursos forem disponibilizados.
  • Controle da produção: O último passo do PCP é o acompanhamento dos processos produtivos, para garantir que tudo está ocorrendo de acordo com o planejado e acumular dados que podem ser relevantes para mudanças, ajustes e para as decisões futuras com relação ao processo de produção.

Para fazer um bom monitoramento dos recursos, seguindo todos os passos do PCP, é necessário ter acesso a todos os dados da operação e isso um bom sistema de gestão torna isso possível centralizando todas as informações dos diferentes departamentos e etapas de produção em um banco de dados centralizado.

Para sua empresa que adere ao sistema SAP Business One, a Next Brasil desenvolveu o BR One, uma suíte de soluções com o objetivo de ampliar as funcionalidades do SAP para atender às necessidades da indústria de manufatura, garantindo mais agilidade, produtividade e eficiência na gestão.

Conheça nossa solução para Manufaturas, implemente-o em sua indústria e siga o processo PCP para garantir um melhor monitoramento de seus recursos e otimizar os resultados do seu negócio. Fale com a Next Brasil para saber mais!

 

Leia Também:

Hello world

Welcome to wiki This is your first post. Edit or delete it, then start blogging!

Saiba mais

Otimize a gestão de facilities de sua empresa prestadora de serviços

A gestão de facilities de uma empresa é responsável pelo controle da segurança, conforto, higiene e infra-estrutura, influenciando diretamente na qualidade do ambiente de trabalho e no…

Saiba mais
margem de lucro

Como está a sua margem de lucro?

Independente do segmento em que uma empresa atua, entender a margem de lucro é crucial para garantir a saúde dos negócios. Saber precificar produtos e calcular as…

Saiba mais