Blog

Fique por dentro das principais informações para otimizar a sua gestão


Um projeto do Sistema Público de Escrituração Contábil (SPED), o e-Social foi criado pelo Governo Federal para garantir que os trabalhadores tenham seus direitos previdenciários e trabalhistas.

A ideia é simplificar o cumprimento de obrigações tributárias e acessórias ao mesmo tempo em que coleta informações mais completas das relações de trabalho fiscais e previdenciárias.

A partir desta data, as empresas deverão enviar todos os dados de Segurança e Saúde do Trabalhador (SST). A área é tida como a de maior impacto, por contar com algumas particularidades.

Última fase do e-Social

As informações que deverão ser lançadas a partir de janeiro de 2019 são as referentes ao reconhecimento de fatores de risco e monitoramento biológico. Com o evento S-1060 – Tabela de Ambiente de Trabalho, o empregador poderá informar – pela tabela 23 do anexo I dos leiautes do e-Social – o código de ambiente de trabalho em conjunto com o possível risco ambiental, ou a falta do mesmo, aos órgãos fiscalizadores, entre eles a Receita Federal, INSS e MTE.

Para conseguir cumprir com suas obrigações, as empresas deverão possuir laudos técnicos atualizados como o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), descrevendo de forma detalhada os diferentes setores da empresa, suas funções e exposição ambiental de cada trabalhador.

A transmissão das informações também deverá conter riscos ambientais de cada função, com informações relativas a atestados de saúde ocupacional e possíveis exames complementares. Sempre enviados até o dia sete do mês seguinte ao da realização do exame. Estas informações devem ser atreladas ao evento S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador.

Todos os dados descritos acima deverão estar vinculadas aos constantes no laudo do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Cumpra suas obrigações junto ao e-Social com um software de gestão

A Next Brasil simplifica os processos de sua empresa oferecendo um software ERP que registra e controla todas as informações de seus colaboradores de forma automática e permite a emissão de relatórios completos e compatíveis com as exigências do e-Social.

Contando com software de gestão como o SAP e o Mega ERP, sua empresa tem muito mais facilidade e agilidade em toda a gestão. Fale com a Next Brasil e veja como utilizar a tecnologia em favor do seu negócio.

Leia Também:

Hello world

Welcome to wiki This is your first post. Edit or delete it, then start blogging!

Saiba mais

Otimize a gestão de facilities de sua empresa prestadora de serviços

A gestão de facilities de uma empresa é responsável pelo controle da segurança, conforto, higiene e infra-estrutura, influenciando diretamente na qualidade do ambiente de trabalho e no…

Saiba mais
margem de lucro

Como está a sua margem de lucro?

Independente do segmento em que uma empresa atua, entender a margem de lucro é crucial para garantir a saúde dos negócios. Saber precificar produtos e calcular as…

Saiba mais